#LivroCCSP: narrativas indígenas

A frase de Mário Quintana, “O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”, expressa bem o momento de isolamento social em que vivemos e o lugar simbólico de refúgio e de interlocução que os livros sustentam em nossas vidas.

Pensando nisso, as Bibliotecas do CCSP vão postar semanalmente sugestões de leituras com conteúdos de fácil acesso virtual para que todas as pessoas que frequentam nossos espaços possam matar a saudade sem precisar sair de casa. O que nos é essencial é que as experiências literárias sirvam também para resistir às adversidades, ressignificando nossos momentos.

As leituras indicadas da semana são narrativas que abordam a pauta das questões indígenas:

Índios e Caboclos: a História Recontada  
Organizado por Maria Rosário de Carvalho e Ana Magda de Carvalho, a obra é um estudo etnográfico que, a partir de um compilado de artigos, questiona e reconstrói os significados simbólicos do índio e do caboclo dentro da historiografia brasileira.
>>> disponível gratuitamente na Amazon

O Amanhã Não Está à Venda
Ailton Krenak, um dos maiores pensadores indígenas de hoje, reflete sobre a pandemia do Covid-19 e como ela está levando o mundo a repensar seus hábitos. Resgatando outras pandemias que os povos indígenas tiveram que enfrentar ao longo da história, o autor analisa o momento atual e questiona as transformações que o mundo deverá passar.
>>> disponível gratuitamente na Amazon

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo