Direto da Curadoria: literatura com Thiago Carvalho

Thiago Carvalho, curador de literatura do CCSP, seleciona o conto Campo Geral, de Guimarães Rosa, como indicação da semana:

“Do Pau-Roxo conservava outras recordações, tão fugidas, tão afastadas, que até formavam sonho. Umas moças, cheirosas, limpas, os claros risos bonitos, pegavam nele, o levavam para a beira duma mesa, ajudavam-no a provar, de uma xícara grande, goles de um de-beber quente, que cheirava à claridade. Depois, na alegria num jardim, deixavam-no engatinhar no chão, meio àquele fresco das folhas, ele apreciava o cheiro da terra, das folhas, mas o mais lindo era o das frutinhas vermelhas escondidas por entre as folhas – cheiro pingado, respingado, risonho, cheiro de alegriazinha.”

A pergunta que se faz a quem está lendo o conto/novela de Guimarães Rosa é “E aí? Já chorou quantas vezes?. Mas fique tranquilo que isso não é um estímulo pra você deixar de ler Campo Geral. Miguilim é um dos grandes personagens da literatura brasileira e a estória de sua infância envolve pela beleza que reside nas pequenas coisas, no singelo.

Além disso, o texto volta a ser leitura obrigatória de um dos maiores vestibulares do país, a FUVEST. Fique esperto você, vestibulando. Mas não leia só porque obrigaram você. Leia porque é legal e porque você viu aqui, no Centro Cultural São Paulo.

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo