[PROGRAMAÇÃO ADIADA] Breves e Inéditos

CINEMA – 14 a 20/3/20

O CCSP apresenta um panorama retrospectivo de alguns dos melhores filmes lançados em 2019 que provavelmente passaram despercebidos pelo seu radar, além de títulos inéditos que merecem o nosso destaque e a exibição em tela grande. Neste cenário, demos especial atenção aos que foram dirigidos por mulheres. No final de ano, revistas e sites especializadas publicam um balanço dos melhores filmes do ano, sob a ótica de críticos e artistas de cinema. Um exercício que se estende até fevereiro do próximo ano, quando finalmente acontece a cerimônia do Oscar. Deste balanço foi divulgada uma lista com os 50 melhores filmes de 2019, lançados e não lançados no Brasil. Desta seleção, a Mostra Breves e Inéditos exibirá oito filmes.

sala Lima Barreto (99 lugares)

  • R$ 2,00

a bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

filmes gratuitos: Ad Astra; Atlantique; Cafarnaum; A Música da Minha Vida; Três Faces; Nascido na China; As Panteras; The Souvenir e Um Momento no Tempo

FILMES

Ad Astra

[Ad Astra, EUA, 124min, DCP]
direção: James Gray
elenco: Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga
Roy McBride é um engenheiro espacial que decide empreender a maior jornada de sua vida: viajar para o espaço, cruzar a galáxia e tentar descobrir o que aconteceu com seu pai, um astronauta que se perdeu há vinte anos no caminho para Netuno.
classificação indicativa: 14 anos

Atlantique

[França/Senegal, 2019, 104min, DCP]
direção: Mati Diop
elenco: Mama Sané, Abdou B., Ibrahima Mbaye
Ada é uma menina de 17 anos apaixonada por Souleimane, um jovem pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista à beira mar no subúrbio de Dakar, no Senegal. O único problema é que ela foi prometida para outro homem. Quando, certa noite, os trabalhadores desaparecem no mar, seus espíritos retornam possuindo o corpo de suas namoradas para buscar justiça.

Border

[Gräns, Suécia, 2018, 110min, DCP]
direção: Ali Abbasi
elenco: Eva Melander, Eero Milonoff, Jörgen Thorsson
Tina é uma policial que trabalha no aeroporto fiscalizando bagagens e passageiros. Depois de ser atingida por um raio na infância, ela desenvolveu uma espécie de sexto sentido, fazendo com que seja capaz de “ler as pessoas” apenas pelo o olhar. Isso sempre representou uma vantagem na sua profissão, mas tudo muda quando ela identifica um criminoso em potencial e não consegue achar provas para justificar sua intuição. classificação indicativa: 16 anos

Cafarnaum

[Capharnaüm, Libano/França, 2019, 120min, DCP]
direção: Nadine Labaki
elenco: Zain Al Rafeea, Nadine Labaki, Yordanos Shifera
Zain carrega uma série de responsabilidades no cortiço que mora com sua família ela ausência de seus pais, que trabalham em uma marcearia. Quando sua irmã de onze anos é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.
classificação indicativa: 14 anos

As filhas do foto

[Las Hijas del Fuego, Argentina, 2019, 111min, DCP]
direção: Albertina Carri
elenco: Cristina Banegas, Sofía Gala, Erica Rivas
Insatisfeitas com suas próprias vidas, três mulheres independentes de meia-idade se encontram por acaso, bem longe de suas casas, e começam a se relacionar de maneira poliamorosa. Quando percebem que estão livres daquilo que acreditam ser regras sociais possessivas, elas decidem formar um grupo cujo propósito é libertar outras mulheres que estejam passando pelos mesmos problemas.
classificação indicativa: 18 anos

O Fim da Viagem, O Começo de Tudo

[Tabi no Owari, Sekai no Hajimari, Japão, 2019, 120min, DCP]
direção: Kiyoshi Kurosawa
elenco: Atsuko Maeda, Ryô Kase, Shôta Sometani
Yoko, uma repórter itinerante de um programa de variedades da TV japonesa, visita o país do Uzbequistão, na região central da Ásia. Ela se torna autoconsciente através de sua jornada repleta de desafios e interações com uma cultura na qual não está habituada. Yoko registra todas as experiências que mudaram sua percepção sobre o mundo.
classificação indicativa: 12 anos

Fourteen

[EUA, 2019, 94min, DCP]
direção: Dan Sallitt
elenco: Tallie Medel, Norma Zea Kuhling, Caitlin Mae Burke
Durante o curso de uma década, uma jovem moça torna-se cada vez mais debilitada e disfuncional devido a uma doença mental impossível de ser diagnosticada com clareza. Enquanto as pessoas mais distantes desconfiam que o problema tenha outras raízes, seus amigos mais próximos e familiares procuram as melhores formas para ajudá-la sem danificar seu cotidiano.
classificação indicativa: 12 anos

Guerra fria

[Zimna Wojna, Polônia, 2018, 88min, DCP]
direção: Pawel Pawlikowski
elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc
Durante a Guerra Fria entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.
classificação indicativa: 14 anos

High – Life

[França, 2019, 113min, DCP, inédito]
direção: Claire Denis
elenco: Robert Pattinson, Juliette Binoche, André Benjamin
Um Grupo de criminosos aceita um acordo para trocar suas penas pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas, mas a viagem toma rumos inesperados quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave.
classificação indicativa: 16 anos

Os Jovens Baumann

[Brasil, 2019, 70min, DCP]
direção: Bruna Carvalho Almeida
elenco: Julia Burnier, Isabela Mariotto, Marília Fabbro
Em 1992, em um encontro de família nas férias de verão, toda a geração mais jovem de herdeiros da família Baumann desaparece misteriosamente. Através de fotos da viagem e registros em vídeo recém descobertos, reconstrói-se os últimos dias desses jovens, em uma tentativa de entender o mistério.
classificação indicativa: 14 anos

Maya

[França, 2018, 105min, DCP]
direção: Mia Hansen-Løve
elenco: Roman Kolinka, Aarshi Banerjee, Alex Descas
Gabriel é um repórter francês de 30 anos que construiu sua carreira no jornalismo por meio da perigosa cobertura de guerras. Resgatado após meses preso num cativeiro na Síria, ele se afasta do trabalho para se reencontrar na Índia, onde passou parte da infância.
classificação indicativa: 12 anos

A Música da Minha Vida

[Blinded By The Light, Reino Unido, 2019, 117min, DCP]
direção: Gurinder Chadha
elenco: Viveik Kalra, Kulvinder Ghir, Aaron Phagura
Javed é um adolescente de ascendência paquistanesa, que nasceu na Inglaterra após seus pais migrarem para o país. Proibido pelo pai de ter uma namorada e a ir em festas, ele se sente acuado em uma vida que se limita a ir de casa para o colégio e vice-versa. Um dia, um amigo do colégio lhe dá duas fitas cassete de álbuns de Bruce Springsteen. Javed começa a ouvi-las e logo se identifica com as canções, que não o estimulam a lutar pelo que deseja.
classificação indicativa: 12 anos

Nascido na China

[One Child Nation, China/EUA, 2019, 85min, DCP, Inédito]
direção: Nanfu Wang e Jialing Zhang
Entrevistando vítimas e instigadores de atos violentos contra famílias, a diretora Nanfu Wang confronta a realidade que gerou inúmeras crianças abandonadas no país, especialmente do sexo feminino.
classificação indicativa: 14 anos

As Panteras

[Charlie’s Angels, EUA, 2019, 119min, DCP]
direção: Elizabeth Banks
elenco: Kristen Stewart, Naomi Scott, Ella Balinska
Sabina Wilson e Jane Kano são duas Panteras que precisam deixar as diferenças de lado quando embarcam em uma aventura internacional junto à Bosley e com a cientista Elena Houghlin. Elas precisam impedir que um novo programa de energia se torne uma ameaça para a humanidade e descobrir quem está por trás de um plano tão maligno.
Classificação indicativa: 14 anos

Pássaros de Verão

[Pájaros de Verano, Colômbia, 2019, 125min, DCP]
direção: Ciro Guerra & Cristina Gallego
elenco: José Acosta, Carmiña Martínez, Jhon Narváez
Na década de 1970, na Colômbia, uma família de nativos de Wayuu se encontra no coração da florescente venda de maconha para a juventude americana. Quando a honra da família tenta resistir à ganância humana, a guerra de clãs se torna inevitável e põe em perigo suas vidas ancestrais, cultura e tradições.
classificação indicativa: 16 anos

Rafiki

[Africa do Sul, 2018, 82min, DCP]
direção: Wanuri Kahiu
elenco: Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Jimmi Gathu
Kena e Ziki são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem.
classificação indicativa: 14 anos

The Souvenir

[Reino Unido, 2019, 119min, DCP, inédito]
direção: Joanna Hogg
elenco: Honor Swinton-Byrne, Tom Burke e Tilda Swinton
Uma jovem estudante de cinema acaba se apaixonando e se envolvendo um homem complicado enquanto tenta encontrar sua voz na carreira. Pouco a pouco, ela vai cedendo a esse jogo amoroso perigoso, que ameaça a concretização de seus sonhos como artista.
classificação indicativa: 18 anos

Três Faces

[Se rokh, Irã, 2018, 100min, DCP]
direção: Jafar Panahi
elenco: Behnaz Jafari, Jafar Panahi, Marziyeh Rezaei
Uma famosa atriz iraniana recebe um vídeo perturbador de uma garota implorando por ajuda para escapar de sua família conservadora. Ela então pede seu amigo, o diretor Jafar Panahi, para descobrir se o vídeo é real ou uma manipulação. Juntos, eles seguem o caminho para a aldeia da menina nas remotas montanhas do norte, onde as tradições ancestrais continuam a ditar a vida local.
classificação indicativa: 14 anos

Um Elefante Sentado Quieto

[China, 2018, 234min, DCP]
direção: Hu Bo
elenco: Yuchang Peng, Yu Zhang, Uvin Wang
Sob o céu escuro de uma pequena cidade no norte da China, o individualismo marca vários incidentes paralelos. À medida que as histórias se cruzam em um único dia, os habitantes ouvem falar da cidade vizinha de Manzhouli, onde haveria um elefante sentado, imóvel, por algum motivo misterioso.
classificação indicativa: 14 anos

Um Momento no Tempo

[Waves, EUA, 2019, 136min, DCP]
direção: Trey Edward Shults
elenco: Kelvin Harrison Jr., Taylor Russell McKenzie, Sterling K. Brown
Dois jovens casais navegam o campo minado emocional de crescer, amadurecer e se apaixonar.
classificação indicativa: 14 anos

A Vida de Diane

[Diane, EUA, 2018, 95min, DCP]
direção: Kent Jones
elenco: Mary Kay Place, Jake Lacy, Estelle Parsons
Diane é uma viúva de setenta anos cuja vida é ditada pela necessidade dos outros. Conforme ela vai perdendo as peças de sua existência, ela se vê obrigada a olhar para si e confrontar sua própria identidade.
classificação indicativa: 16 anos

PROGRAMAÇÃO

15h Fourteen
17h Cafarnaum
19h30 Souvenir

15h Fourteen
17h Maya
19h30 As Filhas do Fogo

16h Um Elefante Sentado Quieto
20h30 Rafiki

15h Um Momento no Tempo
17h40 Pássaros de Verão
20h10 Atlantique

15h Três Faces
17h Border
19h40 Guerra Fria

15h Três Faces
17h Ad Astra
19h30 O Fim da Viagem, O Começo de Tudo

15h As Filhas do Fogo
17h30 As Panteras
19h50 A Música da Minha Vida

15h Maya
17h10 A Vida de Diane
19h20 Fourteen

15h Um Momento no Tempo
17h40 Atlantique
20h Nascido na China

15h Cafarnaum
17h30 Nascido na China
19h30 High-Life

15h Pássaros de Verão
17h30 Os Jovens Baumann
19h30 Rafiki

15h A Música da Minha Vida
17h30 Souvenir
20h As Panteras

15h A Vida de Diane
17h30 Ad Astra
20h High-Life

15h O Fim da Viagem, O Começo de Tudo
17h30 Os Jovens Baumann
20h Border

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo